Gostou? Então espalha pra galera!

16 março 2010

CIÚME: Quem nunca sentiu, que "atire" o primeiro comentário!

Pois é... Quem tenta construir um relacionamento sério está passível de sentir, vez ou outra, o tal do "Ciúme". Eu, como não sou exceção...
Mas, como disse a colega blogueira Carina (no Vila Mulher)
"quando 'rolar um ciúme', pense duas vezes, respire fundo e lembre, 'eu tenho mais valor do que isso e se fulano(a) me trair quem sai perdendo é ele(a). Para me reconquistar vai ter que rastejar, porque outros vão querer e a fila anda"

E foi assim, pensando nesse tema e inspirada no post da Carina, que resolvi analisar o que é isso, ou seja, o ato de sentir ciúmes. Muitos dizem que é insegurança, falta de amor-próprio... Dizem que todos sentem, mas que se for demais, pode detonar a relação. Eu até concordo com isso. Mas todo ciúme tem uma origem, acredito eu. Nem que essa origem seja imaginária.... (rs)

Bom, na verdade, existe sim o ciúme gerado pela insegurança. A pessoa que tem esse tipo de ciúme nunca acha que é boa o suficiente para o ser que ama, e que a qualquer momento vai aparecer alguém melhor, e que esse alguém vai arrebatá-lo de você. Ou seja, é o velho medo de perder a pessoa amada. Bom, se a pessoa diz que te ama, e demostra que quer ficar com você (só com você!), não precisa ter esse 'medo'. Até porque, se esse 'seu grande amor' se deixar levar por outra pessoa, o que ele sentia por você não era amor, ou seja, quem perdeu foi ele, não você. Você foi sincero(a), ele não. Então, deixe-o ir. E  que ele faça bom proveito do mundo faz-de-conta dele!!!

Outro tipo de ciúme bem recorrente, é o ciúme por vaidade. E esse é o que muita gente sente. Funciona assim: a pessoa sente medo de ser enganada e feita de
idiota perante os outros. Sente medo de ser 'passada para trás' e de ser humilhada perante os amigos,  à sociedade, à família, etc. Na verdade, o medo de 'perder a pessoa amada' é inferior ao desgosto de se sentir rejeitada e os outros saberem. Isso é um problema. Até porque o que devemos ter em mente, é que somos muito superiores a quem nos trai. Essa é a verdade. 

Ora, se você se dipôs a ficar somente com aquela pessoa, faz tudo o que pode para ficar bem com ela, manter um relacionamento aconchegante, sincero, cheio de amor, cumplicidade e respeito, e sem menos esperar, o ser amando te trai, por que colocar a culpa em si mesmo? Repito: você estava sendo sincero, a outra pessoa não. Entao, quem é o errado?? Portanto, ele (ou ela) é quem deve se envergonhar do que fez. E seu mundo não pode acabar por causa do erro alheio.

Pensando assim, deveríamos sofrer muito mais por ter traído [alguém que realmente sentia amor por nós], do que por sermos traídos, não é verdade? Porém, a prática não é bem essa... E todos concordarão com o fato de que a dor de uma traição é imensa. Entretanto, essa dor não é eterna, e não pode acabar com você. Já o contrário....

Fica a dica: Não deixe que o ciúme acabe com sua relação. E se algo der errado nela,  com certeza, o mundo não vai parar para que você conserte! Então, siga sua vida!


           "O ciúme é um veneno que você toma e espera que o outro morra"


Beth Amorim

2 mil pitacos!:

Daniel Caetano disse...

Beth,
Sentir ciuminho eu acho normal - acho que faz até um pouco parte do instinto de sobrevivência; agora, deixar o ciúme tomar a cabeça, aí não dá.
Particularmente, eu pareço uma pessoa sem ciúme algum. Não é verdade. E a razão é mais pela insegurança momentânea, mas eu penso exatamente como você: se essa pessoa vai me trocar por outra, se ela acha que isso é bom pra ela e eu não... então que vá logo, porque tempo perdido não se recupera.
Algumas vezes isso pode ser um tiro no pé, porque tem gente que parece precisar de uma briga por ciúmes pra se sentir importante pra você, não importa todo a atenção e carinho que você dê para ela.
Mas, enfim... acredito que devemos viver por nossos princípios e, nos meus, o ciúmes não tem muito lugar, não.

Beth Amorim disse...

rsrsrs... Tens toda razão, Daniel!

Não Seja Egoísta! Compartilhe!