Gostou? Então espalha pra galera!

28 outubro 2008

"Liberdade religiosa também significa liberdade da não religião."

Muita Gente se assuta quando falo que não acredito em Deus! Ficam me olhando....param por um segundo, como se o que eu acabei de falar fosse a pior coisa que alguém pode dizer... (Muita gente também deve está fazendo cara de espanto agora...)
Bem, eu nem sempre fui assim...Mas, tornei-me assim... Tenho motivos e justificativas para isso.
Porém, o que importa, é que todos têm o direito de acreditar (ou não) no que querem, desde que não prejudiquem ninguém. E eu acredito que não estou prejudicando ninguém com minha opinião... Não faço com que ninguém a siga. Apenas a expresso quando sou indagada. Não me acho diferente das demais pessoas por isso. Sou apenas mais uma dos vários tipos de "ateus" que existem pelo mundo!!! (Lembrando que o termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".")
Mas, o que é ser ateu???
Existe mais de um tipo ?? Em qual tipo será que eu me encaixo??


"Em termos gerais, o ateu é visto como alguém que aspira à objetividade e que recusa qualquer dogma. Muitos são céticos. Recusam-se a acreditar em algo por meio da , essencialmente e assumidamente irracional. A mesma fé que, sendo o sustentáculo das crenças de grande parte dos teístas, não o é obrigatoriamente: as idéias teístas nem sempre dependem dela. Muitos ateus consideram que a concepção mais frequente de divindade, tal como é apresentada pela maioria das religiões, é essencialmente autocontraditória, sendo logicamente impossível a sua existência. Outros ateus também podem ser levados a rejeitar a idéia de um deus por estar em desacordo com sua ideologia.


Alguns dos que poderiam ser chamados ateus não se identificam com o termo, preferindo ser chamados de agnósticos, ou seja, ainda que deixem aberta essa possibilidade, não afirmam nem negam a existência de qualquer entidade divina, de modo que não orientam a sua vida ou suas escolhas com base no pressuposto na existência de potências sobrenaturais. Nesse caso, o agnosticismo identificar-se-ia com o "ateísmo fraco". Para muitos, o verdadeiro ateu não aceitaria nenhuma das posições acima, sendo que julga a inexistência de deuses pela impossibilidade física ou lógica dos mesmos. Não abre chance a possibilidades, pois já estaria provada pela natureza em si sua posição. Essa corrente é a também chamada de "ateísmo forte" (E eu me enquadro aqui!!! Fortíssimo!!!). Em última instância, há vários tipos de ateus e muitas justificativas filosóficas possíveis para o Ateísmo." (Fonte: Wikipédia)

Desse modo, se quiser descobrir por que uma pessoa em particular diz ser ateísta, o melhor é perguntar-lhe diretamente...

Beth Amorim...

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!