Gostou? Então espalha pra galera!

09 outubro 2008

Psicologia natural...

Não sei o que acontece comigo, mas, parece que nasci com um dom meio esquisito!! Tenho percebido ultimamente que muitas pessoas me procuram para contar seus problemas, e me pedir conselhos... Eu, particularmente adoro ouvir! Aprendo muito com o que "ouço"... Aliás, já diz um ditado que " saber ouvir, é mais saber"! Outro dia uma pessoa me falou o seguinte:

_Beth, eu não costumo falar sobre o que sinto para ninguém, mas parece que você "puxa" as coisas e eu acabo falando tudo para você!!! Inacreditável!

Detalhe da história: eu não tinha perguntado nada a essa pessoa...Ela simplesmente chegou pra mim e começou a me falar sobre um monte de coisas!!! Eu, claro ouvi, e dei meu "parecer" da situação!!!

Outra vez uma pessoa muita querida, passando por conflitos pessoais seríssimos, resolveu me contar sua história. E que história!! (Ainda contarei aqui....) Falou-me muito sobre tudo o que estava passando, e eu lá, interagindo... Ele perguntado o que fazia nessa ou naquela situação, e eu respondendo, tudo do alto da minha "grande experiência com pessoas" (rssrs) e da minha "maturidade precoce"(+ rsrsrs). [na verdade, às vezes acho que, mentalmente, tenho uns 60 anos!!!]. Bom, eu sei que no final da conversa, ele olhou para mim e disse:

_Você pode até não acreditar, mas tudo o que você me disse, foi o mesmo que meu psiquiatra falou!!!! E o melhor, disse ele, com você eu consigo me abrir e falar muito mais do que com ele!!! Como é que pode? Ele estudou vários anos para assumir essa profissão, e você chega aqui pra mim, e sem ter feito estudo algum sobre isso, me fala as mesmas coisas que ele??

Eu dei risada e tive vontade de cobrar a consulta!!!!!!!!! kkkkkkkkk..... Brincadeirinha... Eu gosto de ajudar as pessoas a se entenderem. Se posso ajudar, ajudo. Mas tenho notado que isso tem ocorrido com uma frequência muito grande. Na escola, vez ou outra chega alguma aluna me procurando para falar sobre algum problema pessoal, me pedindo "conselhos"!! Eu fico sem entender o por quê! Eu sei de segredos de pessoas que não foram confiados a mais ninguém! Será que na minha testa tem escrito assim: "Essa você pode confiar!!"??? hehehe... Certo dia, uma pessoa, que "tira onda" de ler mãos, falou que na minha tava "escrito" que eu era uma psicóloga natural! E o interessante é que essa pessoa não me conhecia... E o bom é que sempre tive vontade de fazer esse curso na universidade! Não o fiz, mas sei que ainda há tempo, se eu quiser fazer.

Enfim, o que sei é que gosto de trabalhar com pessoas, e isso é certo! Sempre foi assim! Por ter sido tímida por muito tempo (e ainda sou um pouco), passei muito tempo só observando o que se passava ao meu redor e ouvindo o que as pessoas falavam perto de mim. Talvez eu tenha aprendido a lidar com pessoas e seus diversos problemas dessa forma... Essa foi minha faculdade de Psicologia... Pessoas reais, problemas reais. Nada de teorias. Só prática! Porém, sei que a psicologia vai muito além de ouvir e ajudar as pessoas com seus problemas... É uma ciência. E como toda ciência, exige muito estudo para ser praticada....

Beth Amorim...

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!