Gostou? Então espalha pra galera!

06 julho 2010

Visitando o Passado.

Sendo uma historiadora, diariamente pego-me fazendo viagens espetaculares ao passado! Para algumas pessoas, o passado não significa muita coisa, sendo constantemente esquecido ou deixado para lá como algo que já não serve mais. 

Para mim não. Gosto de |re|visitá-lo. Principalmente o meu próprio passado. E por que faço isso? Porque com ele aprendo com os erros que cometi, revivo bons momentos, revejo pessoas...  Ou seja, por vários motivos.

Às vezes o faço sem perceber. Já outras vezes, o faço por querer. Vasculho dentro das "gavetinhas da memória" alguns momentos que foram importantes. Por vezes cometo um erro e abro a "gavetinha" errada!!! E então, lá vem algo que eu não queria lembrar... Bem, equívocos acontecem!!!

Mas foi assim, [re]visitando o passado, que eu encontrei um texto do Tempestade de Ideias que me fez refletir novamente. Eu o escrevi há exatamente 2 anos (JUL/2008), e ele fala sobre o olhar, aliás, sobre o quanto podemos descobrir sobre alguém, somente através do olhar.

E aqui está ele... O texto que estou falando. Ou melhor, algumas partes dele, com algumas ‘inserções’ feitas agora... rsrs. (Para conferir a postagem original, clique aqui).

"Até onde vai a SINCERIDADE humana??? Ou até onde alguém é suficientemente inocente pra acreditar em tudo o que lhe dizem??? 

Poucas pessoas têm o costume de olhar nos olhos da outra pessoa quando conversam com elas. Não tentam enxergá-las além do que está na 'carcaça' e nas belas palavras ditas.... Carcaça bonita, olhos penetrantes, envolventes, palavras docinhas feito mel.... Mas por dentro, poderemos encontrar pensamentos malignos, subversivos, abusivos, atos condenáveis, que só as sombras sabem....

[Mas será que dá para saber se alguém está mentindo somente através do olhar? Sim, muitos dizem que sabem reconhecer isso, e eu estou entre eles! A pessoa que mente "emite sinais", e são esses sinais que a denunciam. E eis que o principal sinal vem através do olhar.... Sim, dele mesmo.]

A mentira existe em toda parte. É humano mentir, enganar. E é tão humano, que tudo acaba terminando como se fosse um grande jogo de empurra, uma grande rede de mentiras: eu minto pra você, você mente pra alguém, e talvez pra mim.... Esse alguém, certamente vai mentir para outra pessoa, e assim por diante.... Casos que acontecem!!!!!! Quando me dei conta da dimensão que é isso....Caramba! Chega realmente a ser engraçado! Ou trágico!!! Na verdade é um cômico que vem através da tragédia humana....

Porém, muitas vezes, toda a verdade está bem ali, é só você tentar enxergar através dos olhos da pessoa. Confio muito no olhar. Ele diz tudo! Ou pelo menos a maior parte do que você quer saber! É um exercício difícil, confesso. Porém, aprendi a confiar ou não em alguém, apenas pelo olhar que ela transmite quando fala comigo. Doideira??! Não...! Herança... Se eu prestar bem atenção, numa conversa com alguém, consigo até imaginar o que ela vai me dizer, antes mesmo de ela abrir a boca para falar... Somente pelo olhar, pela expressão... Incrível? Nada disso.... Acontece sempre...

Infelizmente, não são todas as pessoas que 'reparam' nessas coisas. Não são todas as pessoas que sabem interpretar devidamente um olhar. Comigo, isso fica mais forte com o passar do tempo. (...) Quando olho 'no olho' de alguém, vejo 'sombras' em alguns, falsidade em outros, más intenções, bom caráter, angústia, carência, incertezas, inocência, toda uma sorte de sentimentos. São muitas percepções.

Às vezes o olhar é inocente, até parece o de uma criança... Mas, de repente, o olhar muda um pouquinho, e ali, já encontra-se uma 'brecha', algo que te leva a enxergar que aquele alguém esconde algo. Que ele não se revela totalmente. Ou então, você olha no olho daquela pessoa e, de cara, já percebe que  existe algo nela que não vai te fazer bem. Você sente, ou melhor, pressente. Passa o tempo e isso confirma-se (...).

Por Beth Amorim (2x)

1 mil pitacos!:

Anônimo disse...

Pois é, Beth, o olhar fala mais que as palavras em várias situações, especialmente as sentimentais. Acredito que dê para perceber a veracidade (ou não) dos sentimentos, através dele.
Ótima observação e tema.
E por andar me olhando muito ultimamente e tendo um torcicolo emocional do passado é que saiu aquele post.
Tenha um lindo dia1
Beijos pra ti!

Não Seja Egoísta! Compartilhe!