Gostou? Então espalha pra galera!

26 dezembro 2009

uM nOVo JaRdiM

Naquela casa havia um jardim... Um belo Jardim. No entanto, devido às intempéries climáticas, houve uma época em que ele não floriu. Todas as roseiras murcharam. O jardim ficou feio e sem vida. O jardineiro preocupou-se, pois nunca tinha visto seu jardim daquele jeito... Entristeceu-se. Porém, com o passar dos dias, o clima foi voltando ao normal. O sol reapareceu na medida certa, e as chuvas cessaram mais. O jardineiro alegrou-se pois poderia retomar suas atividades com sossego! E a partir daí, ele foi aos poucos plantando novas roseiras e flores de diversos tipos também. O jardim estava ficando belo novamente.


Um dia, sem que ele esperasse, surgiu uma linda roseira num determinado lugar do jardim. Aquele era um lugar especial. Nele já havia nascido roseiras muito belas outras vezes. Porém, nenhuma era igual aquela que havia nascido tão recentemente. Ele encantou-se com a beleza e a simplicidade da planta... Passou a cuidar dela com um carinho mais que especial. Entretanto, a natureza tem suas surpresas... E inimigos naturais passaram a perseguir aquelas lindas rosas. Para combatê-los, o jovem jardineiro consultou seu livrinho de jardinagem e lá estava escrito:

A beleza das rosas tem pelo menos dois inimigos certos: insetos e fungos. Para enfrentá-los, é preciso observar certos detalhes:
* Observe sempre as roseiras:
Fazendo inspeções periódicas, é possível identificar qualquer problema ainda no início e tratar logo de combatê-lo;
* Previna-se: Remediar é bem mais difícil. Fazendo aplicações periódicas de produtos preventivos (contra fungos, principalmente), os riscos dos ataques serem mais severos ficam reduzidos;
* Garanta sempre uma boa alimentação:
A nutrição é fator fundamental para o bom desenvolvimento das roseiras e sua saúde. Uma fertilização orgânica, feita periodicamente, fornece à planta boas quantidade de macro e micronutrientes, tornando-as mais resistentes aos ataques de insetos e doenças.

* Mantenha o "exército natural" de defesa:
A natureza é sábia e, juntamente com as pragas, criou também seus inimigos. As joaninhas são excelentes predadoras dos pulgões, os pássaros combatem as lagartas, hortelã plantada nos canteiros espanta as formigas...

E o jardineiro fez tudo como mandava o livro. Começou a combater as pragas. E uma após a outra ele conseguiu acabar com elas. A roseira continuou com seu esplendor e beleza.
E foi assim que alguns dias depois, surgiu uma borboleta que teimava em pousar naquelas rosas. O jardineiro, no início espantava, porém, ele reparou que essa borboleta também tinha uma rara beleza. E ficou observando-a todos os dias... Ela chegava como num passe de mágica, pousava sobre as rosas, permanecia um certo tempo e depois seguia seu caminho... Ele gostava de sua presença... No entanto, ele percebeu que a linda borboleta estava deixando sua roseira feia... Porque no momento que ela chegava, ofuscava a beleza das rosas.
Um dia, ele esperou a borboleta vir visitar sua roseira predileta, e quando ela chegou, ele começou a conversar com ela, como se a mesma fosse entender o que ele estava querendo falar-lhe.... Disse que ficava muito feliz com sua presença; Que ela o encantava e que possuia uma rara beleza que o deixava estarrecido! Porém, a estima que tinha por aquela roseira era muito grande. Um carinho enorme. Então, com muita tristeza pediu a borboleta que parasse de vir visitar sua roseirinha, pois ela estava acabando com a beleza das rosas... E depois de dizer isso, o jardineiro saiu.
Como se realmente tivesse entendido, depois daquele dia, a borboleta nunca mais posou nas 'rosas prediletas'. Ela ainda visitou o jardim outras vezes, mas nunca com o mesmo encanto. Até que um dia ela simplesmente sumiu... E nunca mais voltou.
Enquanto isso, roseira, cada vez mais bem cuidada pelo jardineiro, floreceu muitas e muitas outras vezes. . .

- Beth Amorim -

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!