Gostou? Então espalha pra galera!

14 dezembro 2009

O desconhecido inimigo.

Ontem eu estava assistindo um filme sobre guerra, por sinal muito bom, chamado "Fomos Heróis". Esse é mais um daqueles inúmeros filmes que tentam achar algo posistivo na campanha norte-america na Guerra do Vietnã. Recheado de cenas fortes, onde a todo momento cérebros são estourados, pernas estraçalhadas, corpos incinerados, e por aí vai, vemos pesssoas que nunca se viram antes, tornando-se inimigos uns dos outros, em nome de seu país.
Americanos X Vietnamitas: Milhares de quilômetros separando esses dois povos. E no combate, vemos uma fúria tomando conta dos soldados, até que o inimigo torna-se a pessoa mais odiada do mundo e, por isso, é necessário que ele morra. Um inimigo até então desconhecido... É lógico que num combate, eu se mata, ou acaba-se morrendo. Um luta constante pela sobrevivência. E então, aquela pessoa que está ali diante daquele soldado, que nunca havia feito nada pra ele, agora tem a intenção de matá-lo... E, por uma questão de sobrevivência, o soldado vê-se na obrigação de fazer o mesmo, ou seja, matar seu inimigo... Duas pessoas. Dois destinos. Nunca se viram, e mesmo assim se odeiam. E acabam se matando...
E então, fiquei me indagando sobre a finalidade de uma guerra... Sobre as consequências dos conflitos armados. É algo absurdo. Tanto sangue, tanta gente morta, dilacerada, ou carregando traumas para o resto de suas vidas quando sobrevivem... Tudo em nome de um país. Um país que poderia muito bem evitar isso, se quisesse.
E as famílias que ficam em casa? Não sabem o que esperar... As esposas despedem-se de seus maridos, sem saber se voltarão a vê-los... Que vida! O filme retrata muito bem essa passagem. Jovens casais, são separados em nome da guerra. E as famílias, assim como as pernas e braços dos soldados, são dilaceradas... Filhos recém-nascidos ficam sem seus pais... Esposas choram e não se conformam com tão triste destino...
Conclui-se assim, que a guerra, não é nunca uma boa solução para nada.

Fomos Heróis

Título original: (We Were Soldiers)

Lançamento: 2002 (EUA)

Direção: Randall Wallace

Atores: Mel Gibson , Madeleine Stowe , Sam Elliott , Greg Kinnear , Chris Klein

Duração: 138 min

Gênero: Drama


Sinopse:

Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore (Mel Gibson) e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 soldados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.


0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!