Gostou? Então espalha pra galera!

24 dezembro 2009

24 DE DEZEMBRO DE 2009

A Árvore de Natal

O Natal é realmente uma época que me encanta... Não sou cristã, como muitos sabem. Porém, fui criada dentro dessa tradição e muitas marcas ainda permanecem, como essa estima pelo Natal.
Quando criança, ficava esperando ansiosa o dia em que Papai Noel viria deixar o presente (eu acreditava cegamente nisso!!!). O dia 25 de dezembro era um dos dias mais felizes do ano!!! Quando acordava, e lá estava o meu presente, a alegria me consumia...! E digo mais, foi um dia muito triste, o dia em que descobri que o bom velhinho era apenas uma lenda... (rs).
Outra coisa que adoro, é enfeitar a Árvore de Natal!!! Na infância, por ter sido uma época muito difícil, tive poucas oportunidades de fazer isso, pois minha família não tinha condições de comprar uma. Porém minha mãe, criativa como é, sempre dava um jeitinho de termos uma árvore, que fugia sempre do modelo tradicional... Hoje, é uma tarefa que faço questão de cumprir. Adoro enfeitar a casa nesse período.

Sendo assim, como já falei sobre o Papai Noel na postagem anterior, deixei para falar hoje, Véspera de Natal, sobre um dos símbolos mais representativos do Natal: A ÁRVORE! então, segue aí algumas infomações...

História e significado da árvore de Natal

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.

No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

Dia de montar a árvore de Natal

De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

1 mil pitacos!:

Ronda do Sertão disse...

Olá, sou o Cabo Azevedo da Policia Militar da Paraiba, estive navegando na net e acabei encontrando esse seu maravilhoso blog, então resovi add ao meu, ao mesmo instante convido que nos faça uma visita e se gostar add.
Valeu feliz natal
www.rondadosertao.blogspot.com

Não Seja Egoísta! Compartilhe!