Gostou? Então espalha pra galera!

16 julho 2008

A Festa de Sant'Ana e Eu !!!

Eitxaaa!!!! Começa amanhã...


Mais um mês de julho dedicado à Sant'Ana. Infelizmente (ou felizmente?) não somente dedicado a ela. Festas, shows, novenas, missas, moda, gente de "fora", o mês de julho fica repleto de novidades na Capital do Seridó! E assim, como num ciclo, tudo repete-se, mas contraditoriamente, tudo repete-se de forma diferente.

Quando penso na 'Festa de Sant'Ana', recordo-me de várias épocas, várias fases de minha vida. Reporto-me para vários momentos que passei, nessa tão afamada festa, ao longo dos meus 27 anos de vida!

Na infância, lembro-me de esperar sempre pelo mês de julho para ir 'brincar' nos parques! Ahhh como era bom... Infelizmente, minha mãe nunca tinha tempo de me levar para os parques, pois sendo costureira, era o período que ela mais trabalhava.... Mas, mesmo assim, eu ia... Com vizinhos, tios ou amigos da família... Acabava me divertindo 'quase' da mesma forma.

O tempo passou, e eu tornei-me adolescente.... Época em que, obviamente, a presença de minha mãe já não era tão requisitada!!!! Namoricos, paquerinhas.... e eu, tímida pra caramba (mais do que sou!), nem olhava para os garotos direito...rsrs.... E a Festa de Sant'Ana cada vez maior. A fama espalhava-se pelo estado. Lembro das enormes procissões de fiéis seguindo a santa no final da festa. Da multidão de pessoas amontoadas na quinta-feira, para participar da Feirinha durante o dia! (Aspectos que ainda continuam, e talvez com mais gente ainda participando!!!). E a Praça do Coreto??? Nooossa... Nessa época tinha tipo umas divisões nessa praça: só sei que uma parte dela, era "reservada" para os filhos da elite caicoense! Eu que não fazia parte dessa 'turma'... ficava de fora. Quanta injustiça! A praça não era pública???

E então, quase no final da adolescência, fui mãe. Nem brincadeiras no parque, nem namoricos ou paqueras. Agora eu assumia a função de levar minhas filhas para a diversão. A minha diversão?? Já não importava tanto. Dedicava-me a elas, às minhas filhas (e ainda dedico-me!!), e ao casamento. E dessa forma, a minha vida mudou muito. Festas, shows, roupa da moda??? Tudo em segundo plano!!! A Festa de Sant'Ana, resumia-se para mim, em um ou dois dias. Aproveitados, claro, com minha família, que eu acabara de construir: marido e filhas. Tudo diferente para mim, mas a Festa só crescia em tamanho e importância. Mais de 200 anos de fé explícita!!!

E então, coincidentemente, no ano de 2007, tudo muda novamente. Mudança para mim, mudança também para a Festa. A Ilha de Sant'Ana é construída e 'muda' um pouco os 'lugares sociais' da festa. Um novo espaço (e que espaço!) foi entregue a Caicó, que já merecia há muito tempo isso. Lá, parte da Festa seria realizada, acabando com o empurra-empurra da Pça. da Liberdade. E quanto a mim, volto a ficar solteira (após a separação), e mudo 'um pouco' a forma de aproveitar a festa! Além da diversão das minhas filhas, volto a importar-me também com minha própria diversão! E como a Festa cresceu!! Caicó estava ficando pequena para tamanho festejo. A Ilha transformou isso, e muita coisa melhorou. ...


Esse ano, acredito que teremos a maior Festa de Sant'Ana de todos os tempos. Caicó ganha. O povo ganha também. Muita festa, muita gente, mais democracia na hora de participar, mais garantia de diversão para todos. Enfim, vemos e temos uma festa onde as pessoas podem participar da mesma forma. O leque de diversão foi ampliado. Pobres ou ricos, todos podem curtir os shows na Ilha de Sant'Ana!!! Agora sim! A justiça social foi feita (ou pelo menos uma parte dela!!!). Lógico que a cada ano, melhorias precisarão ser realizadas. Mas isso só vai garantir o engrandecimento da comemoração, onde Ns. Sra. Sant'Ana reina absoluta; onde ela é o 'pivô' de todos os acontecimentos, movimentando todos para o mesmo lugar: Caicó>> Capital do Seridó, também conhecida por:Terra de Sant'Ana!!





Beth Amorim.

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!