Gostou? Então espalha pra galera!

20 fevereiro 2010

Será que ainda precisarei de Trigonometria??


Outro dia, minha filha Rachel, que está no 6º Ano do ensino fundamental, veio me pedir ajuda na tarefa de casa. A primeira tarefa, era de História, disciplina na qual sou formada... Foi bem fácil ajudar, lógico. A segunda era de Português, que também mando muito bem! Ou seja, não tive problemas... Já a última... Bem, a última era de... Matemática! Durante os anos que passei na escola, a matéria que eu menos gostava de estudar era justamente essa. Para mim, todas as aulas dessa disciplina eram chatas e monótonas. Mesmo gostando muito de todos os professores de matemática que tive, eu detestava a disciplina.


 Na verdade, o que se referia às 4 operações básicas (somar, dividir, multiplicar e subtrair), porcentagem básica, regra de três,  eu, logicamente, dominava muitíssimo bem. Até porque eu sabia, que isso era fundamental aprender, já que eu precisaria muito durante a minha vida. Porém, quando ia para aquelas partes que envolviam trigonometria (argh!), função (argh! 2), logaritmo (cruz credo!) e por aí afora (ou a dentro, sei lá), eu me enrolava toda, e minha cabeça parecia que ia dar um nó! E então, eu ficava me questionando, qual era a finalidade de estudar aquilo tudo, além da óbvia, que era passar de ano...!
Pitágoras

Sei da importância da matemática nas nossas vidas, mas desde que saí da escola, nunca precisei de trigonometria para NADA! Então, por que fui obrigada a estudar aquilo e passar pela "humilhação" das constantes notas baixas?!! (rs). Até hoje não compreendo... E peço até que se algum matemático tiver lendo esse post, me ajude a compreender, pois durante as aulas, eu questionava os professores, e ele só me diziam que mesmo eu não gostando, eu teria que estudar para conseguir passar de ano!!! Fiquei, de uma certa forma, meio que inimiga da matemática e até, hoje, quando vou fazer um concurso, se for cobrada a tal da matemática na prova, eu já fico desanimada...


Bom, mas voltando a tarefa de matemática da minha filha, apesar de tudo o que foi relatado acima, eu consegui ajudá-la! Como era um assunto bem básico, eu consegui 'decifrar' !!! Mas, quando ela vem com essas tarefas, já me sobe um arrepio na espinha... rsrsrs...


Beth Amorim

2 mil pitacos!:

Daniel Caetano disse...

Beth,
Toda a parte que você não entendeu o uso é a base para o que se usa na área de exatas em nível superior. Quase todo processo que há na vida da gente acaba sendo descrito por funções que, em geral, descrevem áreas, volumes, taxas de variação... e na natureza uma grande parte das coisas envolvem o número "e", do qual conseguimos nos livrar nas operações com o uso dos logarítmos.
Tudo isso é juntado e remexido nas disciplinas de "Cálculo Diferencial e Integral". Para quê ver isso no colégio? Vamos lá...
Originalmente o Cálculo era ensinado no colégio; o Cálculo foi deslocado para a faculdade, e aí tudo isso ficou parecendo sem sentido. Só que não dá pra deslocar isso também para a faculdade, porque não há tempo hábil para ensinar tudo. Na faculdade estes conceitos todos de função, trigonometria, logaritmos, números imaginários e outros bichos precisam ser "arroz com feijão" para os alunos. E isso exige uma maturação de alguns anos. Daí o motivo de ser mantido no colégio.
Algumas partes da matemática do colégio acabam sendo tão "inúteis" pra quem não vai adiante na linha de exatas quanto algumas partes da geografia, história, português e outras para quem não segue nestas respectivas áreas.
Só que elas precisam estar lá... no mínimo para dar uma base para que possamos decidir para onde queremos ir! :)

Beth Amorim disse...

É verdade o que vc disse! Acredito (e vejo isso na prática tbm) que há determinados assuntos trabalhados na disciplina que leciono (História), que poderiam ser dispensados. Por isso, concordo quando vc disse que "Algumas partes da matemática do colégio acabam sendo tão "inúteis" pra quem não vai adiante na linha de exatas quanto algumas partes da geografia, história, português e outras para quem não segue nestas respectivas áreas".

Muito boa sua colocação!

Porém, eu juro que gostaria muito de aprender a gostar de matemática!!!!! srrsrs

Não Seja Egoísta! Compartilhe!