Gostou? Então espalha pra galera!

14 setembro 2009

Às vezes é melhor...

Aviso a todos os possíveis leitores:
"É possivel que você comece a ler esse post e não queira terminar, de tão grande que ele ficou e por causa de tanta besteira que escrevi nele. Então, seria bom que você nem começasse a ler..."

Bom, hoje às 4h da madrugada acordei e senti que a agonia que eu estava sentindo ontem tinha aumentado. Na verdade, eu já estava sentindo essa sensação estranha, desde sexta-feira. Não sei bem definir o que era, ou porque estava sentindo. O que sei é que ontem ela piorou. Alguns fatores contribuíram decisivamente para isso, é certo. Mais foi aí que, em plena madrugada, cheguei a seguinte conclusão: Em muitos casos, seria bem melhor se fôssemos ingênuos! Ou no meu caso "ingênua"...

ingênuo
[Do lat. ingenuu.]
Adjetivo.

1.
Em que não há malícia; simples, franco.
2.
Puro, inocente, singelo.

Substantivo masculino.

3.
Indivíduo ingênuo.

ingênua
[F. subst. do adj. ingênuo.]
Substantivo feminino.

1.
Personagem-tipo que representa a jovem bela, meiga e inexperiente, em teatro, cinema, novela de rádio ou de televisão, etc.
2.
Atriz que desempenha esse papel.


Cheguei a essa conclusão após entender que, ao perceber certas coisas que acontecem à nossa volta, sofremos muito. Às vezes por antecipação, ou às vezes não. Sofremos na mesma hora em que acontecem tais coisas, que não queremos ver. E uma pessoa ingênua (ou lesa*, que foi a primeira palavra que me veio na hora que eu estava pensando sobre isso) não percebe, ou não enxerga "essas certas coisas", e vive numa constante felicidade, onde tudo está sempre bem. É quase como viver numa Utopia.
Por vezes, meu excesso de realismo [realismo [De real3 + -ismo.] Substantivo masculino. 1.Qualidade ou estado do que é real3 (1). 2.Atitude ou posição de quem se prende fielmente ao que é real, verdadeiro, às vezes de maneira prática, objetiva], ou seja, aquela característica que tenho de ver as coisas como elas realmente são, me deixa triste, angustiada, confusa, indecisa. E é horrível. Começo e sentir coisas que nem sei porque estou sentindo, e quando coloco a cabeça para funcionar, as respostas vêm como num turbilhão, que devasta, muitas vezes, até meu bom senso. Aliado a isso, ainda vem outra característica minha, que é a franqueza. Se sinto, logo falo, escrevo, ou exteriorizo de alguma forma. Aí é que a coisa complica. Isso porque o fato de exteriorizar traz consequências que nem sempre são positivas. Por outro lado, se 'não coloco' para fora o que estou sentindo, aquilo fica me corroendo por dentro, como um ácido. E com tanta acidez me corroendo, eu acabo ficando azeda, seja em palavras ou atitudes. O que é pior, isso pode acontecer em relação a pessoas que nada tem haver com a situação que estou passando.
Ontem me vi assim. Me senti azeda, estranha. Perdi o sono. Quis chorar, mas lágrimas não vieram. Falei. Conversei. Exteriorizei. Aquelas náuseas, não pude esquecer. As perguntas, fiz. As dúvidas, tirei. A sensação continuou. A autoestima permaneceu em baixa. A sensação de desconforto não sumiu, apenas abrandou-se.

E então me pergunto:
♣ Será que um dia vou conseguir ser lesa? Ingênua? Tolinha?
♣ Será que um dia vou deixar de ser tão realista e acreditar que viver numa 'utopia' é melhor?
♣ Será que um dia vou conseguir 'fazer de conta' que certas coisas não me causam desconforto, e deixar transparecer que está sempre tudo bem?
♣ Será que uma dia a maturidade chega?

Às vezes fico imaginando... Aquela criança que sempre enxerga[va] o lado bom, que nunca acha[va] que o outro iria fazer-lhe mal, que pra ela sempre esta[va] tudo maravilhoso como num conto de fadas... Será que essa criança ingênua vive[ia] mais confortável do que eu, com minha realidade sempre presente e meus questionamentos quase infinitos?
Pode ser, mas o que sei, é que mesmo com todo esse estranhamento que sinto, considero-me mais preparada pra enfrentar determinadas situações, coisa que a criança ingênua não tem, ou ainda ... não teve...
Vai saber....

*(Leso [Do lat. laesu.] Adjetivo. 1.Lesado (2). 2.Tolhido, paralítico. 3.Bras. Idiota, amalucado, lesado [v. tolo (1 a 3)]. Substantivo masculino. 4.Indivíduo leso, idiota. V. tolo (8). )
Beth Amorim...

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!