Gostou? Então espalha pra galera!

11 dezembro 2008

Sobre a Bíblia

Passando por uma banca de jornal, hoje pela manhã, deparei-me com a revista SUPER INTERESSANTE desse mês, que tinha uma 'chamada', no mínimo, intrigante na capa....



Bom, não é mais novidade para as pessoas que me conhecem ou lêem esse tempestuoso blog, que eu sou ateia. E sendo ateia, também não acredito 'nas coisas' que falam a Bíblia. Até já falei isso aqui uma vez. Nesse processo de transformação que passei, onde sai de um catolicismo praticante, para um ateísmo convicto, em vários momentos me indaguei sobre a veracidade daquelas informações contidas no livro mais lido do planeta.

Pensava eu cá, com meus botões... Por que as pessoas acreditam e seguem tanto aquelas palavras, ditas 'sagradas'...? Será que elas acreditam que tudo que diz ali é mesmo verdade? Será que elas acreditam que aquelas palavras são mesmo de algum deus? Sim, o pior é que elas acreditam... E acreditam muito! Alguns, piamente e sem contestação alguma.

Sendo historiadora, sei que por mais que não queiramos, colocamos sempre muito do pensamos (ou do que somos) nos nossos escritos. Isto é, mesmo "nas entrelinhas", infiltramos nossa opinião pessoal (por falar em entrelinhas, um professor meu dizia que essa história de entrelinhas definitivamente não existe, porque não há nada entre elas, a não ser um espaço em branco!).

Bem, mas o que eu quero dizer é que o "velho mito da imparcialidade" já foi derrubado. E lógico, que com a Bíblia não seria diferente. Então, sempre fiz essa pergunta a mim mesma e aos outros: 'quem escreveu a bíblia?' (isso quando eu ainda não tinha nenhuma opinião sobre o assunto!!!). Diziam-me que tinha sido deus, os profetas, os apóstolos... (e daí eu ficava imaginando que os apóstolos andavam com um caderninho ao lado de Jesus, pra anotar tudo o que ele dizia...). 
Mas, depois de passar a entender [um pouco] melhor sobre as coisas da vida (!), vi que a bíblia jamais poderia ser um livro digno de confiança. E, muito menos, digno de ser seguido.

Essa é uma coisa que aprendemos desde criança: Foi Deus quem criou o mundo! E todas as coisas que existem nele! Que lindo, tudo isso, não?! Como esse Deus é bom!

Aham... Mas agora eu agora digo:

"_Ah, tá... Foi Deus.... Mas, quem disse que foi ele??"

E alguém ousa me responder:

_ Ahhh, tá na Bíblia!!!

É pra rir, né? Minha noooossa.... Uma lenda...Um mito... Imaginação de alguém. Uma mentira que foi contada um trilhão de vezes, e acabou tornando-se a "verdade mais absoluta" de todos os tempos!
Não consigo acreditar em deus algum. Minha mente não me permite mais cometer tamanho engano . Para mim, todos eles são criações humanas, isto é, em algum momento da história da humanidade alguém sentiu necessidade de explicar algo e como não conseguiu, criou essas lendas e superstições 'religiosas', baseados no sobrenatural, que foram sendo recriadas ou reeditadas ao longo dos tempos.

Quanto à  Bíblia, ela é para mim apenas mais uma dessas compilações públicas que se formaram ao longo da História. Mas para muitos, Bíblia é sinônimo de VERDADE absoluta!!! Sem direito à contestação!! Deve ser seguida sim, pois é coisa de deus.... Não tenho nada contra quem acredita nela, mas daí, também querer que eu acredite, é demais. Ainda posso ter minha opinião, não é??
Sim, mas voltando a revista.... (risos!). COMPREI-A-A!!! Não resisti. São 10 páginas falando sobre o assunto. É a reportagem mais completa e esclarecedora que vi a respeito. Porém, não me surpreendi com nada do que tinha lá! Simplesmente porque tudo o que li, só veio confirmar o que eu já suspeitava. Criação humana. A história de Deus foi sim escrita por homens. Mas quem eram essas pessoas? E por que escreveram aquelas histórias? Monges medievais, religiosos de várias crenças, gregos, romanos, turcos, hebreus, alemães, britânicos, espanhóis... Uma infinidade de gente 'meteu' a mão, literalmente, na fabricação da bíblia.. Todos deixando um pouco de si nessa 'colcha de retalhos'...
É por isso que, atualmente, vários teólogos, historiadores, filósofos, enfim, estudiosos de vários ramos das ciências humanas concordam em afirmar que:
" A Bíblia nao deve ser lida como um manual de regras literais [como fazem os fundamentalistas]... E sim como um relato da jornada, tortuosa e cheia de percalços, do ser humano em busca de Deus. Porque esse é o verdadeiro sentido dessa árvore de histórias regada há 3 mil anos por centenas [!!!] de mãos, cabeças e corações humanos (...)"


Beth Amorim

2 mil pitacos!:

Presbiteligente disse...

Como historiadora você deveria estudar um pouquinho (muito) mais para poder fazer explanações sobre a bíblia, simples assim.

Beth Amorim disse...

Oii... Tudo bem?

Olha só, mesmo sem ter estudado profundamente a Bíblia, me sinto na liberdade de fazer qualquer que seja a explanação sobre a mesma, já que tenho contato há tempos com esse "Tal Livro Sagrado"... Vivo em uma democracia. Posso opinar sobre o que eu bem entender. Além disso, a bíblia é um livro que todos podem ter em mãos (não estamos mais na Idade Média, onde só os donos dos saberes - os pabres católicos, podiam interpretá-la). Estamos no século XXI. Ahh, e por ser HISTORIADORA, estudei sobre todo o processo de formação das principais religiões do mundo. Me diga: qual delas não foi criação humana??? Maomé, Abrãao, Lutero, Calvino, Jesus Cristo (que falam que tem um lado divino, fato nunca comprovado cientificamente, ou seja, para a ciência, Jesus foi um homem comum, que se destacou por suas ações diferentes para época) todos eles eram homens comuns, iguais vc, e foram eles que 'criaram' as religiões mais conhecidas do planeta (que não vou citar aqui, pois o Sr. sendo um grande estudioso, deve ter conhecimento sobre isso).

Entretanto, você pode me dizer:_ É, eram todos humanos, mas que receberam inspiração divina (sonhos, visões, tra lá lá, tra lá lá, tra lá lá!!!). Eu particularmente não acredito em nada sobrenatural/divino, ou algo do gênero (bom, ao menos que me provem ao contrário).

Então, caro amigo, se você quer acreditar em algo, você tem esse direito. Se você, além disso, quer falar sobre o assunto, fique à vontade. Não te discrimino, nem te rebaixo por isso (como você quis fazer comigo, dizendo que tenho que estudar mais sobre o assunto antes de 'fazer explanações'). Agora, por outro lado, EU TAMBÉM TENHO DIREITO DE NÃO ACREDITAR. E esse direito, ninguém pode me tirar, ou me criticar por isso. Sou ateísta. Assumo minhas opiniões, e deixei bem claro na postagem :


"Não tenho nada contra quem acredita nela (Bíblia), mas daí, também querer que eu acredite, é demais. Ainda posso ter minha opinião, não é??"

Não Seja Egoísta! Compartilhe!