Eu sei que muitos historiadores irão se contorcer com essa postagem, afinal, ela falará sobre uma data. E as datas, apesar de serem importantes, não são mais tão priorizadas pela "Nova História", assim como os grandes acontecimentos. No entanto, sobre essa data e esse acontecimento, eu resolvi falar. E explicarei o por quê.
Vivemos numa cultura que a cada dia fica mais 'norteamericanizada'. Visto isso, como passar pelo 4 de julho sem lembrar dos Estados Unidos da América? Não há como. Como não lembrar da independência pioneira desse país americano? Como não lembrar que foi esse episódio um dos grandes influenciadores de vários movimentos que aconteceram posteriormente, como a Revolução Francesa e as independências latinoamenricanas? Como não lembrar que foram eles que ‘ressuscitaram’ a democracia, 'apressando' o fim do absolutismo? (Obs.: Mesmo sendo uma democracia excludente, ainda sim, foi um princípio de esclarecimento diante do obscurantismo político da época em que ocorreu).
Sim, meus caros, foi um acontecimento importante. Por isso merece ser lembrado. Sempre!
Porém, essa data marca outros acontecimentos também merecedores de lembranças. Vejam:
- 1054 - Uma supernova é observada pelos Chineses e Ameríndios próximo à estrela ζ Tauri. Permanece, durante meses a fio, brilhante o suficiente para ser vista durante o dia. Seus restos formam a Nebulosa do Caranguejo.
- 1187 - Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin.
- 1569 - O Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituania, Sigismundo II, assina o documento que une a Polônia e a Lituânia, criando a República das Duas Nações.
- 1776
- Publicada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.
- Utilizado pela primeira vez na Declaração da Independência o nome "Estados Unidos da América".
-
- 1810 - A França ocupa Amsterdã.
- 1833 - A vila da Horta (Açores) é elevada a categoria de Cidade.
- 1848 - Colocação da pedra fundamental na construção do Monumento a Washington.
- 1863 - Encerrado o Cerco de Vicksburg, um dos eventos decisivos da Guerra Civil Americana. A rendição de 30.000 soldados da guarnição confederada deu a União o domínio do Rio Mississippi, dividindo a confederação em dois.
- 1865 - Publicação de Alice no País das Maravilhas.
- 1959 - Maria Esther Bueno se torna a primeira pessoa de nacionalidade brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wimbledon.
- 1960 - Adoção da atual Bandeira dos Estados Unidos, representando seus 50 estados.
- 1997 - A nave não tripulada "Mars Pathfinder" pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.
- 2005 - Os Estados Unidos lançam a sonda Deep Impact, construída para lançar um projétil contra o cometa 9P/Tempel 1 para estudos.
Por Beth Amorim
0 mil pitacos!:
Postar um comentário